Evolução das Máquinas Térmicas
Disciplina: Física
Assunto: Máquinas Térmicas: Da Máquina a Vapor até o Motor a Combustão
Máquinas Térmicas
Introdução
Este trabalho busca falar sobre a evolução das máquinas térmicas, desde a máquina a vapor até chegar aos motores a combustão da atualidade. Visto que já estudamos a definição e funcionamento dos mesmos em sala de aula, neste, iremos nos ater principalmente a sua evolução e história. Como quase tudo na vida, coisas assim não são da noite para o dia, levaram anos, décadas para se tornar o que é hoje, foi um processo muito lento de descobrimento, evolução e aprimoramento de técnicas já conhecidas de se fazer uma máquina térmica, para então transformá-la em algo mais eficiente, algo como o que temos hoje, o motor a combustão, que por sua vez não é perfeito, possui vantagens e desvantagens em seu uso como a máquina térmica também possui, por isso, constantes estudos então sendo realizados em cima disso para talvez, um dia, chegar a algo perfeito, pois esse é o objetivo de muitos homens, deixar as coisas perfeitas, mais acessíveis, mais práticas, mais eficientes, e para isso necessita-se muito e muito trabalho. Mas a questão é: existe a perfeição para este caso? E se existe, ela é relativa? É absoluta?
Desenvolvimento
Começamos primeiramente com uma rápida definição de Máquinas Térmicas, Máquina a Vapor e Motores a Combustão, apenas para relembrarmos o que são exatamente os dois e o que fazem.
Máquinas térmicas são máquinas capazes de realizar trabalho a partir da variação de temperatura entre uma fonte fria e uma fonte quente. A grande maioria dessas máquinas retira calor de uma fonte quente. Parte desse calor realiza trabalho e a outra parte é jogada para a fonte fria, definindo, dessa forma, a eficiência da máquina. Uma máquina térmica tem maior eficiência quando ela transforma mais calor em trabalho, portanto, rejeita menos calor para a fonte fria. Mas, vale lembrar