Maquinas - C.INterna

1275 palavras 6 páginas
Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD
Faculdade de Engenharia - FAEN
Curso de Graduação em Engenharia de Energia

Matheus Henrique Soares Zanqueta

OS COMPENTES DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA

Dourados- MS; Julho.
2014

OBJETIVO A prática realizada consistiu na identificação de alguns componentes de um motor de combustão interna. Pós a prática, o relatório tem como objetivo descrever as peças observadas e indicar suas funções dentro do sistema do motor.

INTRODUÇÃO O motor de combustão interna (Figura 1) é basicamente uma máquina térmica na medida em que transforma energia térmica em energia mecânica.
A energia térmica é proveniente da queima combustão (queima) de uma mistura combustível-comburente (sendo o ar o comburente) liberando assim a energia química do combustível. A energia térmica resultante da queima do combustível é transferida ao fluido motor que, por sua vez, a transmite ciclicamente aos órgãos mecânicos do motor. Nas máquinas alternativas o fluido motor trabalha dentro de um cilindro de volume variável e transmite a sua energia à parede móvel desse cilindro, que é êmbolo, cujo movimento de vaivém impulsiona o veio motor através do mecanismo biela - manivela. Resumindo, o motor de combustão interna é, no caso em questão, uma máquina térmica volumétrica alternativa que vulgarmente designamos por motor a pistão. A constituição dos motores é feita por cilindros no interior dos quais deslizam os êmbolos. Os êmbolos estão ligados à árvore de manivelas (cambota) através das respetivas bielas. O mecanismo biela - manivela transforma o movimento retilíneo de vaivém do êmbolo em movimento circular (rotação do veio motor). O aumento de pressão do fluido motor no interior do cilindro devido à combustão da mistura de ar – combustível submete o

Relacionados