motor dc
Foi solicitada a manutenção que determinada maquina fabricadora de fios parou e deu um alarme de falha no inversor, a falha indicava sobrecarga no motor. Ao chegar ao local foi verificado se havia algo travando o motor (abaixo imagens de um modelo de motor cc), nada contava e os rolamentos estavam em boas condições. Foi reiniciado (reset), que novamente apresentou a falha. Utilizando um aparelho pra medir resistência do motor multímetro fluke 175 (imagem do aparelho abaixo) , medindo cada fase do motor para o terra verificou-se que apresentava uma defasagem entre as fazes do motor e uma fechava para terra do motor, o motor estava queimado. Verificamos as características do motor para fazer a troca por de mesma potencia e características, pois cada maquina e regulada avaliando as características de seus componentes que a compõem.
Foi solicitada a mecânica para retirá-lo e colocar um novo em seu lugar. Não havendo um novo foi colocado um que já havia sido utilizado. Foram realizados então testes de resistência no mesmo, o que acusou o motor estar bom. Logo após verificamos as suas escovas (gera um campo sobre o induzido que faz o motor rodar) elas estavam gastas e faltavam uma, para sua reposição temos que rodar o porta escova, nessa parte deve se ter muito cuidado pois no porta escova existe um ponto chamado de “Ponto Neutro” que vem de regulagem do fabricante, se sair desse ponto o motor vai centelhar mais o que vai causar mais centelhamento e outras perdas. Para regular o ajuste desse ponto deve se aplicar uma tensão de 15% a 20% da tensão nominal do moto a ser ligado.
Fazendo isso aplicar essa tensão na armadura do motor e esperar um pouco, se o motor girar e que esta fora do ponto, se não ele esta no ponto certo. Para a regulagem ate o ponto neutro deve se girar o porta escova no sentido contrario que o motor girou, a cada vez que girar o porta escova aplica se a tensão novamente ate chegar ao ponto certo.
Feito isso o