clp s7-300 siemens
1. Introdução:
Esse tutorial visa mostrar de uma maneira fácil e detalhada a maneira de configurar a comunicação entre CLPs Siemens sejam esses, da linha S7-300 ou S7-400, e o sistemas de supervisão Ifix, da Intellution.
Para o exemplo, foram utilizadas duas CPUs da linha S7-400, que trocam dados via rede
Profibus-FMS, e ainda, comunicação com os micros de supervisão através da mesma. Já para o sistema de supervisão, foi utilizado o Ifix 3.0, juntamente ao driver SI7 V7.23.
Vale lembrar que esse é só um exemplo, porém, de um grosso modo a configuração da comunicação com outros protocolos tais como (Profibus, Ethernet, MPI), é muito semelhante.
2. Softwares Utilizados nesse exemplo:
2.1 Siemens:
- Step7 V5.3 ;
- SimaticNet V6.2;
3. Criando a PC Station no Step7:
3.1 1º Passo:
Declarados as CPU(s) que fornecerão dados aos computadores de supervisão, o próximo passo é inserir nessa configuração os mesmo, para que se possa estabelecer a comunicação com os mesmos, seguindo a Imagem-1.
Imagem-1
3.2 2º Passo:
Inserido(s) o(s) computador(es), a próxima etapa é configurar a comunicação do(s) mesmo(s) com a(s) CPU(s), clicando em configuration, conforme Imagem-2.
Imagem-2
3.3 3º Passo:
Basicamente, aqui serão informados os locais que deverão ser acessados e de que forma serão acessados. Deve-se atentar que para cada CPU acessada pelo sistema de supervisão dever ser criado um Application, para cria-lo basta arrastar o Application para o rack.
Imagem-3
3.4 4º Passo:
Após, declarar os Applications, deve se informar qual o meio de comunicação do computador com a(s) CPU(s), nesse exemplo está sendo usada uma CP-5613 (6GK1 5613AA00).
Imagem-4
3.5 5º Passo:
Ao arrastar o módulo para o Rack, será requisitada a interligação do mesmo à uma rede, no exemplo uma rede Profibus-FMS, e o respectivo endereço da placa na rede.
Imagem-5
3.6 6º Passo:
Ao término da