clp avançado
CONTROLADORES PROGRAMÁVEIS SIEMENS
A linha SIMATIC S7 consiste de três tipos de controladores programáveis classificados de acordo com o desempenho de cada um deles.
SIMATIC S7-200
É um micro PLC desenhado para aplicações de baixo desempenho. É controlado por seu pacote de software específico, os quais não estão inclusos na série S5 e S7.
SIMATIC S7-300
É um mini controlador modular desenhado para aplicações de baixo desempenho.
SIMATIC S7-400
O S7-400 é projetado para aplicações de desempenho intermediário a alto. Para referências mais fáceis, os nomes dos módulos S7-300 sempre iniciam com um “3” e os módulos S7-400 iniciam com um “4”.
ESTRUTURA DE HARDWARE DO S7-300
Com exceção de sistemas de pequeno porte, onde podemos utilizar apenas uma fonte e uma CPU Compacta, um sistema de controle baseado no CLP SIMATIC S7-300 geralmente é composto por:
• Fonte (PS)
• CPU
• Módulos de Expansão
• Módulos de I/O (SM)
• Módulos de Comunicação (CP)
• Módulos de Função (FM)
RACKS DE EXPANSÃO
Chamamos de Rack Central (CR) o trilho que acomoda a CPU, no qual podemos acoplar até 8 módulos de expansão. Caso haja a necessidade de mais módulos de expansão, dependendo do modelo de CPU, a configuração pode ser ampliada através de Módulos de Interface (IM) num total de até 3 Racks de Expansão (ER) cada qual com mais 8 Módulos de Expansão, totalizando 32 módulos para uma configuração centralizada.
Caso a aplicação exija um número maior de módulos ou mesmo uma distância maior entre o Rack Central (CR) e os Racks de Expansão (ER) a configuração pode ser expandida através de uma rede Profibus-DP e estações de I/O remoto ET 200. Tal expansão pode ser implementada através da interface Profibus-DP já integrada a algumas CPUs ou através de um Módulo de Comunicação.
MÓDULOS DO CLP S7-300
RACK 1 - UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO
A CPU utilizada no S7-300 é de modelo 312IFM, a qual já inclui os módulos de