Motivação
São variadas as formas de buscar esses motivos, a motivação é um processo subjetivo onde ninguém influencia ninguém, cada pessoa tem a sua forma, a sua maneira, e suas razões que as levam a determinado objetivo.
Uma pessoa que consegue encontrar a motivação dentro de si mesma rompe barreiras. Ela não depende de ninguém para lhe dar um incentivo, não espera que as condições da vida sejam favoráveis, não deposita sua confiança no governo para que ela possa tomar uma atitude na vida. Ela simplesmente possui uma força "misteriosa" que lhe impulsiona para frente. A auto motivação é a única verdadeira forma de motivação.
Contrato psicológico (desmotivação):
Em alguns casos as pessoas criam aquilo que se chama contrato psicológico, que nada mais é do que o vinculo formado com base em um conjunto de expectativas que se estabelece entre o empregado e a empresa. Por ser um processo social, humano e compartilhado, o contrato psicológico de trabalho é continuo e mutável. Quando as expectativas entre as pessoas e a empresa não estão em sintonia, surgem problemas de desempenho, como erros e omissões no trabalho, faltas sem motivo aparente, acomodação etc.
Por exemplo:
Expectativas salarias;
Padrões de confidencialidade e ética;
Desempenho funcional; Nível de flexibilidade necessária ao trabalho;
Eficácia das normas de comunicação;
Espera de promoções.
Se a empresa não teve o pensamento de se aprofundar no profissional na hora do recrutamento e por esse motivo está passando por conflitos motivacionais a melhor solução é analisar o perfil de cada colaborador e diversificar as estratégias de motivação para que elas sejam voltadas a todos os funcionários.
Em determinadas ocasiões as melhores soluções para