Motivação
No mundo globalizado e de alta competitividade, as organizações sentem cada vez mais a necessidade de se adaptarem às mudanças que acontecem diariamente no mercado. São exigências dos clientes, fornecedores e dos próprios colaboradores que implicam essa necessidade de adaptação. A partir disso, as empresas vêm se preocupando em se manter competitivas de forma diferenciada, seja pelo preço, produto, qualidade. Para isso, estão percebendo como é importante valorizar o capital humano, pois são as pessoas que irão contribuir com seus conhecimentos, suas habilidades, sua inteligência a fim de atingir com excelência os objetivos da organização.
Este trabalho foi redigido com intuito de discutir o papel da motivação diante de um novo contexto que envolve as relações humanas no estudo da administração. Pode se destacar então o objetivo de delinear a influência da motivação humana dentro da administração, bem como a complexidade de nosso estudo, sua repercussão sobre as atitudes das pessoas e sobre os resultados para empresa. São apresentados conceitos, discutidos relações existentes entre motivação e comportamento e desempenho das pessoas, quais motivos e, ou necessidades que podem causar efeito motivador, e, por fim dissertar-se brevemente sobre alguns aspectos das teorias motivacionais desenvolvidas ao longo do tempo.
MOTIVAÇÃO: DO QUE SE TRATA?
A motivação é um dos assuntos mais polêmicos dentro da Administração de Recursos Humanos, pelo fato de não ter uma definição exata e, principalmente, porque as empresas precisam de líderes que não somente buscam manter suas empresas no mercado, mas que também queiram que elas cresçam em processo contínuo e que isso faça parte do projeto de vida dos colaboradores.
Com o intuito de valorizar cada vez mais o capital humano, a Gestão de pessoas busca esclarecer e fornecer todas as informações necessárias para que a empresa desenvolva seus colaboradores de maneira que eles percebam