Motivação
O conceito de motivação nas empresas.
Como distinguir acções motivacionais de acções que têm um perfil de incentivo apenas.
O primeiro passo para entender o conceito de motivação é atentar para as mudanças que ocorreram de uma forma geral no mundo e que causaram relevante impacto no mundo corporativo. Estas mudanças contribuem para o entendimento do papel que a motivação exerce dentro do contexto empresarial do século XXI. Na época da revolução industrial, por exemplo, Bergamini (2006) afirma que o tratamento entre patrão e funcionário ocorria basicamente por meio de coerção.
No século passado, o ambiente económico apresentava uma estabilidade que não ocorre no presente século, onde as constantes mudanças são um marco representativo que direcciona o mercado competitivo.
Neste cenário de mudanças, os serviços padronizados acabam perdendo espaço para os serviços personalizados, onde o foco está na satisfação do cliente. Com isso, o cenário de competição moderada, acaba tornando-se um ambiente de competição acentuada com muitas empresas qualificadas buscando participação no mercado.
Uma grande mudança notada é a alteração no modelo de gestão, que antes possuía uma hierarquia rígida, conforme definido por Bergamini (2006), com forte comando. Actualmente, as empresas vem buscando uma gestão participativa com uma visão voltada para a gestão de processos. Com isso, os profissionais deixam de ser vistos como máquinas e passam a ser o segredo para obter vantagem competitiva.
Em linhas gerais, no século passado havia a mentalidade de que os funcionários eram pagos para fazer e não para pensar ou actuar efectivamente na organização. No novo cenário, a motivação e o comprometimento são vitais para o desenvolvimento de um profissional de alta performance.
A palavra motivação é oriunda do latim "motivus", e quer dizer algo móvel ou relacionado a movimentos. Logo, a motivação conduz, a novos horizontes, basta dividir a palavra que será obtida: motivo +