Motivação
É UMA NECESSIDADE OU DESEJO QUE ENERGIZA O COMPORTAMENTO E O DIRECIONA PARA UM OBJETIVO.
TEORIA DO INSTINTO OU EVOLUCIONISTA: NOMEAR UM COPORTAMENTO NÃO É EXPLICÁ-LO. INSTINTO=> UM COMPORTAMENTO COMPLEXO DEVE APRESENTAR PADRÃO FIXO EM UMA ESPÉCIE E NÃO SER APRENDIDO (TINBERGEN, 1951). PSICÓLOGOS=> O COMPORTAMENTO HUMANO ORIENTADO POR NECESSIDADES FISIOLÓGICAS E POR DESEJOS PSICOLÓGICOS. A SUPOSIÇÃO BÁSICA DE QUE OS GENES PREDISPÕEM O COMPORTAMENTO TÍPICO DA ESPÉCIE PERMANECE TÃO FORTE COMO NUNCA.
TEORIA DA REDUÇÃO DE IMPULSO: IDEIA DE QUE UMA NECESSIDADE FISIOLÓGICA CRIA UM ESTADO DE EXCITAÇÃO QUE IMPULSIONA O ORGANISMO A REDUZIR TAL NECESSIDADE (COMER OU BEBER). HOMEOSTASE: MANUTENÇÃO DE UM ESTADO INTERNO ESTÁVEL. SOMOS PRESSIONADOS PELOS INCENTIVOS=> ESTÍMULOS POSITIVOS OU NEGATIVOS QUE NOS ATRAEM OU REPELEM. NOSSAS NECESSIDADES INTERNAS ENERGIZAM E DIRECIONAM NOSSO COMPORTAMENTO, MAS OS INCENTIVOS EXTERNOS TAMBÉM O FAZEM.
TEORIA DA EXITAÇÃO: ALGUNS COMPORTAMENTOS MOTIVADOS AUMENTAM A EXCITAÇÃO. SEM ESTIMULAÇÃO SENTIMO-NOS ENTEDIADOS E PROCURAMOS UM MODO DE AUMENTAR A EXCITAÇÃO ATÉ UM NÍVEL ÓTIMO. SE EM DEMASIA, VEM O ESTRESSE E PROCURAMOS UM MEIO PARA DIMINUIR A EXCITAÇÃO.
HIERARQUIA DE MOTIVOS / NECESSIDADES:PIRÂMIDE DE MASLOW.
FOME
SUPREMA NECESSIDADE FISIOLÓGICA SURGIU LOGO APÓS OS RELATOS DE INANIÇÃO NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO E EM ÁREAS OCUPADAS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
OREXINA=> HORMÔNIO DESENCADEANTE DA FOME.
FOME= VARIAÇÕES DA QUÍMICA CORPORAL (HORMÔNIOS QUE AUMENTAM OU DIMINUEM A FOME). QUANDO O NÍVEL DA GLICOSE ESTÁ BAIXO OU QUANDO O HORMÔNIO GRELINA É SECRETADO PELO ESTÔMAGO VAZIO. ESSA INFORMAÇÃO É INTEGRADA PELO HIPOTÁLAMO (REGULA O PESO CORPORAL, INFLUENCIA NOSSAS SENSAÇÕES DE FOME E DE SACIEDADE).
PARA MANTER O PESO, O CORPO TAMBÉM AJUSTA SUA TAXA METABÓLICA DE GASTO DE ENERGIA.
GLICOSE ↓ OU GRELINA Î => HIPOTÁLAMO
PONTO DE EQUILÍBRIO: MANTER O NOSSO CORPO EM UM DETERMINADO NÍVEL DE PESO AJUSTANDO A