Motivação
Gestão de Pessoas III
Módulo: Sociologia do Trabalho
Professora: Valéria Lima
MOTIVAÇÃO
Equipe:
Aline Soares
Amanda Santos
Josué Constantino
Tania Elizia
Agosto/2008
SOCIOLOGIA DO TRABALHO
MOTIVAÇÃO
INTRODUÇÂO: A motivação pode ser compreendida como energia que estimula o ser humano a realizar suas necessidades e seus objetivos de vida. Os reflexos da qualidade de vida que se leva no trabalho se revelam na vida pessoal. Uma vida sem motivação é desagradável, com danos pessoais. Por outro lado quem está motivado pode ser capaz de transformar o impossível em possível. Precisamos sempre de motivação para prosseguir em nossos projetos e alcançar o sucesso.
CONCEITO: Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.
OBJETIVO: Levar as pessoas a fazer, bem e de boa vontade, aquilo que tem de ser feito.
DESENVOLVIMENTO: A motivação é um fator intrapessoal, mas precisamos de motivos para fazê-la fluir. Na empresa isso pode ser ocasionado por um estilo de gestão participativa, delegando tarefas audaciosas de acordo com a competência de cada colaborador, que seja ao mesmo tempo, um desafio para ele conseguir realizar, além de torná-lo motivado pelo reconhecimento das suas competências e habilidades. O reconhecimento das competências e habilidades, a valorização do colaborador, o investimento na sua capacitação, entre outros; são atributos que geram equipes motivada, mais feliz, mais comprometida e mais realizada. O que motiva a grande maioria das pessoas são os desafios, estamos querendo sempre nos superar. Imagine uma equipe que trabalha somente com o objetivo de cumprir o que foi pré estabelecido sem levar em consideração as vontades individuais das pessoas envolvidas. Isso gera comodismo, estagnação, fracasso, apatia, uma equipe sem energia, sem visão de longo alcance, sem vontade de alçar vôos altos e