MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE.
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE.
PORTO ALEGRE
2014.MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE.
Daiana Hoffmeister
Daniel Cordeiro
Ione Berenis
Luciane Lima
RESUMO
Este trabalho consiste em analisar o grau de motivação dos colaboradores administrativos de uma Instituição de saúde, bem como verificar a importância da utilização do tema motivação na Instituição, visando obter dos colaboradores um melhor rendimento no desempenho de suas atividades e, além disso, buscou averiguar como os fatores motivacionais estão sendo inseridos na Instituição.
O estudo iniciou com a revisão de Literatura, a partir de autores renomados na área, momento em que foi possível observar alguns dos fatores que motivariam os funcionários, esclarecendo que um único fator não eleva a satisfação, mas sim, é necessário um conjunto de fatores. Por último, analisou os dados coletados de uma pesquisa, realizada junto a colaboradores efetivos dos quadros de níveis médio e superior, que lidam diretamente com o corpo diretivo dessa Instituição, por meio da aplicação de um questionário. O resultado do estudo demonstrou as perspectivas de crescimento e de satisfação que os funcionários possuem em relação à empresa, além de identificar os principais fatores motivacionais que a empresa oferece. Com o estudo, concluiu-se que a maioria dos colaboradores que exerce a função administrativa na instituição investigada sente-se motivado com o trabalho realizado e com as práticas institucionais de gestão de pessoas, com algumas exceções.
Palavras-chave: motivação; satisfação; clima organizacional; administrativo.
INTRODUÇÃO
O contexto atual, globalizado e com as novas tecnologias do conhecimento e da informação, contribui para que o mundo se transforme, a cada ano, a um ritmo