Motivaçao
O processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta é o que chamamos de motivação. Podemos definir motivação como processo determinado de esforços de uma pessoa para alcançar uma determinada meta. Existem três principais elementos de definição: a intensidade, a direção e a persistência.
Um bom exemplo de teoria de motivação esta a hierarquia das necessidades de Abraham Maslow que se destaca como necessidades fisiológicas, segurança, social, estima e autorrealizção assim sendo separadas em como necessidades de nível superior e necessidades de nível inferior. Podemos citar também a teoria X e Y que é dividida como X sendo negativa e Y positiva.
Contando como partes das teorias podem classificar a teoria dos dois fatores (tendo como também com higiene-motivação) caracterizada pelo levantamento de fatores que levam ao sucesso e ao fracasso de cada pessoa em seu determinado trabalho. Outro exemplo de teoria esta a de mcCland que por sua vez tem a característica de afiliação assim caracterizada como uma pesquisa sobre o desempenho e sucesso dentro de uma determinada organização .
Apesar de muito conhecida as teorias acima, elas não resistiram a uma analise mais detalhada ou até perderam a aceitação, desta forma criaram-se novas teorias como: Teoria da Avaliação Cognitiva que por sua vez parte da idéia de recompensas externas como pagamento de trabalhos tendo como motivação a trabalhadores baseando-se de que “Quando alguém é pago por um trabalho, tem a impressão de que aquilo é menos uma coisa que ele quer fazer e mais sim uma coisa que ele tem que fazer.” A teoria da avaliação cognitiva baseia-se na teoria da autodeterminção e na teoria da autoconveniência que por sua vez tem o objetivo de focar em um aumento da motivação mostrando assim mais competência .
Teoria do Estabelecimento dos Objetivos tem por sua vez ver e melhorar os objetivos de um determinado funcionário para