motivaçao maslow
"Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento."
Explicação da teoria
Abraham Maslow foi um psicólogo comportamental, membro da Human Relations School, em finais da década de 50. Abraham Maslow nasceu em Brooklyn, licenciou-se em Wisconsin e doutorou-se na Universidade de Columbia, onde também trabalhou no departamento de investigação. No Jardim Zoológico de Bronx, estudou o comportamento dos primatas e, entre 1945 e 1947, foi diretor-geral da Maslow Cooperage Corporation. Em 1951, lecionava Psicologia Social na Universidade de Brandeis. Maslow ficou conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Motivação Humana.
Aplicações da teoria
Muito utilizada na administração (gestão) de pessoas;
A abordagem comportamental na administração propõe a adoção de uma posição humanística, e não normativa;
No Marketing;
Há uma segmentação psicológica baseada nos desejos e necessidades das pessoas.
Ajuda a entender o comportamento, os planos e metas dos consumidores.
Reconhece as necessidades e, portanto, o tipo de produto para cada consumidor.
Apresentação gráfica da hierarquia das necessidades de forma original
A vida do psicólogo Abraham Harold Maslow esteve repleta de descobertas acerca da motivação e da personalidade, que transcenderam a psicologia acadêmica tradicional e se estenderam para os campos mais vastos da gestão e do marketing. Ele demonstrou preferir o estudo das tendências sociais, quase imperceptíveis para outros, especulando acerca das suas consequências de longo prazo. Maslow relacionou claramente as suas teorias ousadas com os acontecimentos do mundo e da sua própria vida. Para ele, os elementos pessoal e social estavam permanentemente interligados. Conhecendo a sua vida compreenderá a sua obra. Maslow buscou compreender o homem