auul
1- Durante a Revolução Francesa, Luis XVI perdeu seus poderes absolutos; o feudalismo foi abolido e os bens eclesiásticos nacionalizados. Isso aconteceu:
(a) No ano da Queda da Bastilha;
(b) Durante o período do Terror;
(c) Quando Napoleão tomou o poder;
(d) Na fase da Convenção;
(e) No período do Diretório.
2 - Sobre a Revolução Francesa é correto afirmar, EXCETO:
(a) Ela é um marco na História do Mundo Contemporâneo, e suas idéias não se difundiram apenas na Europa, mas vão estar presentes no processo de emancipação política da América Espanhola em fins do século XVIII e princípios do século XIX.
(b) Ela é considerada uma revolução burguesa clássica, provocada por uma gama de fatores e de contingências, num contexto em que cresciam a oposição ideológica ao regime absolutista e a disseminação dos ideais de liberdade e igualdade.
(c) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada no dia 26 de agosto de 1789, foi um documento importante no qual os norte-americanos se basearam para fazer a Declaração da sua Independência e, mais tarde, a sua Constituição.
(d) Muitas das conquistas sociais e políticas da Revolução Francesa foram difundidas em outros países durante a “Era Napoleônica” (1799–1815); entre elas, a igualdade dos indivíduos perante a lei e o direito de propriedade privada.
3 - Uma das fases mais dramáticas da Revolução Francesa ficou conhecida como "O Terror", período em que o poder estava nas mãos dos jacobinos que dominavam a Convenção. Assinale o fato abaixo que ocorreu nesta fase:
(a) convocação dos Estados Gerais por Luís XVI;
(b) aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
(c) queda da Bastilha;
(d) abolição dos direitos feudais sobre os camponeses;
(e) os preços dos alimentos foram tabelados; 4 - No século XVIII, os homens de princípios liberais que dirigem o processo revolucionário na França desejam, EXCETO:
(a)