Motivacao 7
Tema : Gerenciando o Impulso ao trabalho: A motivação pelos Incentivos e a Autonomia Individual.
Curso: Administração
Turma
Data: 20/04/2011
Idéia Central do Tema
Nas teorias e práticas administrativas, poucas vezes se pode encontrar uma área de preocupação tão acentuada e constante quanto à relativa à motivação para o trabalho. A atração pelo tema justifica- se na busca de uma relação mais satisfatória entre o indivíduo e sua tarefa.
Ao longo dos anos supervisores e dirigentes buscam através de teorias de motivação desenvolvidas a solução de problemas como baixo rendimento, absenteísmo e atrasos pela falta de motivação ao trabalho. Teorias como a Administrativa que buscava desde seus primórdios a integração entre objetivos individuais e organizacionais, teoria X e Y de Douglas McGregor, Teorias específicas de motivação como Teoria das Necessidades, Teoria da Intencionalidade e das Expectativas e Teoria do Aprendizado.
Através da discussão de questões sobre as teorias apresentadas teremos uma visão mais clara dos ganhos com um programa de motivação do individuo ao trabalho bem elaborado.
Questionário
I. Descreva as principais vantagens de manter um indivíduo motivado ao seu trabalho.
Um indivíduo motivado ao seu trabalho trabalharia com entusiasmo, dedicação, cooperação e produtividade, trazendo melhores resultados à empresa e a si mesmo profissionalmente. As teorias de motivação procuram, mais ou menos, enfatizar condições internas e externas ao indivíduo como forma de direcionar o comportamento humano no trabalho. Elas podem ser classificadas em três grandes correntes conforme a visão da força propulsora para o comportamento no trabalho, que são: necessidades, as intenções e expectativas e os estímulos externos.
II.