MORTE
1.0 - Introdução
O Sistema Respiratório pode ser dividido estruturalmente em duas partes, sendo superiores e inferiores, e funcionalmente em uma porção condutora e uma porção respiratória. As principais funções do sistema respiratório são trocas de gasosas, produção do som e auxiliar na compressão abdominal.
2.0 - Objetivos
Objetivo e Descrever as funções associadas com o termo respiração.
Identificar os órgãos do sistema respiratório e descrever suas localizações.
Fazer uma relação das funções do sistema respiratório. 3.0 - O Sistema Respiratório
O termo respiratório se refere a três funções separadas porem relacionadas: (1) ventilação: respiração, (2) troca de gases, que ocorre entre o ar e o sangue nos pulmões e entre o sangue e outros tecidos do corpo e (3) utilização do oxigênio pelos tecidos nas reações de liberação de energia na respiração celular. Ventilação e troca de gases (Oxigenação e gás carbônico) entre o ar e o sangue é chamado coletivamente de respiração externa. As trocas de gases entre o sangue e os outros tecidos são coletivamente conhecidas como respiração interna.
Um adulto repouso respira em média 15 vezes por minuto e ventila aproximadamente 6 litros de ar durante esse período. Isso equivalente a mais de 8000 litros em um período de 24 horas. Exercícios extenuantes aumentada a demanda de oxigênio e aumentam a frequência respiratória para vinte vezes, de forma que aproximadamente são respirados 100 litros de ar a cada minuto. Se a respiração para, uma pessoa perderá a consciência depois de 4 ou 5 minutos.
Podem ocorrer danos encefálicos depois de 7 a 8 minutos, e a pessoa morrerá depois de 10 minutos. O conhecimento da estrutura e da função do sistema respiratório é portanto de grande importância sob o ponto de vista clinico.
4.0 - Necessidades Físicas do Sistema Respiratório
O sistema respiratório inclui aqueles órgãos e estruturas que funcionam conjuntamente para colocar os gases em