MORTE E VELHICE TRABALHO DESENVOLVIMENTO
Laureate Internacional Universities
Ciências da Saúde
Curso de Psicologia
Psicologia do adulto e do envelhecimento
"A última viagem a Vegas"
O filme retrata a vida de 4 idosos, temos neles aspectos da velhice evidentes em cada um.
- Aspectos físicos externos: No filme fica evidente os aspectos filme de cada protagonista, encontramos neles: bochechas enrugadas, manchas escuras na pele, narizes alargados. Todos tem esse aspecto, sendo constado em uma das cenas, chamados de avôs, tem um dos personagens que busca mecanismos para não aparecer esses aspectos físicos, tinge os cabelos, usa roupas mais “joviais”.
- Aspectos físicos internos: Um dos protagonistas aparece fazendo exercícios físicos na piscina para melhorar seu condicionamentos, pois seus ossos das pernas e joelhos o incomodam. Temos um outro protagonista que passou por um infarto, sua família tomas medicas cuidadosas com ele, não o expondo a muitos esforços físicos.
São aparecimentos visíveis de dificuldade do funcionamento interno nessa facha etária.
- Aspectos sociais: Os idosos resolvem fazer uma viagem a Vegas, encontrando muitas dificuldades de relacionamento, porque os lugares tem atenção voltada para outras fases da vida, tornando dificultoso a interação e a adaptação de ambos os lados. Os ambientes tem uma capacidade precária pra essa facha etária, com um tratamento excludente e ofensivo.
- Aspectos sociais / crise de identidade: Isso acontece em todos os personagens, todos eles passam por uma nova visão de si, um buscando o isolamento, outro não aceitando o tratamento da família, o outro tendo uma atitude mais jovial, buscando relacionamento com uma mulher muito mais jovem que ele. São exemplos das crises para a busca de um novo papel em suas vidas. Que no começo do filme mostra uma atitude negativa de todos eles.
- Aspecto sociais / mudanças de papeis na família: Esse aspecto está evidente no protagonista que sofre o infarto, ele passa