Programa pós-carreira no ifrn: uma análise comparativa entre as percepções dos seus gestores com as percepções dos participantes.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE.
DIRETORIA ACADÊMICA DE GESTÃO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
Cléia Sandra Nogueira Lima
Ednara Taíssa da Silva
PROGRAMA PÓS-CARREIRA NO IFRN: Uma análise comparativa entre as percepções dos seus gestores com as percepções dos participantes.
NATAL – RN
AGOSTO – 2012
CLÉIA SANDRA NOGUEIRA LIMA
EDNARA TAÍSSA DA SILVA
PROGRAMA PÓS-CARREIRA NO IFRN: Uma análise comparativa entre as percepções dos seus gestores com as percepções dos participantes.
Trabalho de pesquisa apresentado para o Projeto Integrador II como requisito à nota parcial no semestre do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.
Orientadora: Prof.ª Maria Emília
NATAL – RN
AGOSTO – 2012
RESUMO
A população idosa brasileira teve importantes conquistas nas duas últimas décadas. Em 2025 serão 64 milhões e, em 2050, um em cada três brasileiros será idoso. A sociedade e o governo devem estar preparados para essa nova realidade (SANTELLANO, 2005). Frente a essa realidade no Brasil, o ministério da saúde vem investindo em programas que estimule os aposentados a aceitarem o fato de não trabalhar mais em sua função e procurar programas que os beneficiem (BRASIL, 2006). Dentro desse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar, de forma comparativa, as percepções dos beneficiados e dos gestores com relação ao programa Pós-Carreira desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa com análise bibliográfica e de campo. Os dados aqui utilizados foram obtidos através de questionários aplicados as gestoras do