Morte celular
As características morfológicas da apoptose incluem encolhimento celular, condensação da cromatina e fragmentação, formação de bolhas citoplasmáticas e fragmentação em corpos apoptóticos, e fagocitose dos corpos celulares pelas células saudáveis adjacentes e por macrófagos. Sem inflamação é difícil detectar histologicamente a apoptose.
CARACTERÍSTICAS BIOQUÍMICAS DA APOPTOSE
- Ocorre a degradação de proteínas por uma família de proteases chamadas de caspases que podem também ativasr DNAses, que degradam o DNA nuclear.
- Clivagem internucleossomal do DNA em fragmentos, em múltiplos de 200 pares de bases nitrogenadas, com a formação característica de bandas de DNA visualizadas pela eletroforese em gel de agarose.
- Alterações da membrana plasmática (p. ex. o "pulo" da fosfatidilserina da camada interna para a mais externa de sua membrana plasmática) permitem o reconhecimento de células apoptóticas para a sua fagocitose.
MECANISMOS DE APOPTOSE
A apoptose é induzida por uma cascata de eventos moleculares que se iniciam de modos distintos, culminando na ativação das caspases. Os mecanismos da apoptose são filogeneticamente consevados. De fato, algumas das principais descobertas vieram de estudos envolvendo o nematódeo Caenorhabditis elegans , cujo envolvimento ocorre através de um padrão progamado altamente reprodutível de crescimento celular seguido de morte. Os estudos envolvendo vermes mutantes identificaram genes específicos (genes ced ) que iniciam ou inibem a apoptose.
O processos de apoptose pode ser dividido em uma fase de ativação (as caspases tornam-se ativas) e uma fase efetora, na qual as enzimas atuam provocando a morte celular. o início da apoptose ocorre por sinais de duas vias distintas, porém convergentes: a via extrínseca ou iniciada por receptores, e a via intrínseca, ou mitocondrial.
Via extrínseca ou iniciada por receptor: os receptores de morte são membros da família de receptores