morfologia
020000Faculdade Anhanguera de Osasco LETRAS - Licenciatura em Português e Inglês
4° SEMESTRE
Morfologia
Osasco-2014
LETRAS - Licenciatura em Português Inglês
Faculdade Anhanguera - UNIDERP
Morfologia
Trabalho apresentado à tutora
Maria de Lourdes Silva como requisito parcial para a obtenção da média bimestral.
São Paulo
2014
Introdução
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de apresentar de forma analítica linguística estrutural base para desenvolver a linguística moderna e também como distinguir o sentido de linguagem e língua.
Verificamos que a linguagem é o sistema que o homem utiliza para manifestar ideias e sentimentos através de diversas expressões como a fala, a escrita ou outros signos convencionais, foco do estudo da linguística.
Língua é o conjunto organizado de elementos que tornam possível a comunicação, estes elementos podem ser manifestos em sons (por meio da fala), ou gestos (como por exemplo, em LIBRAS).
Listamos também uma serie de exercícios de analise morfológica, pois através deles é possível amenizar as duvidas dos alunos diante o estudo da morfologia.
Resenha crítica
O marco da Linguística
A linguística tem como objetivo estudar a linguagem humana. A partir do século XX, o Estruturalismo Linguístico foi considerado uma ciência. Isso se deve em sua maior parte à contribuição do suíço Ferdinando Saussure (1857 – 1913).
Aspecto específico de teoria linguística de sua obra: relações entre signo-mundo. De origem grega a palavra Semeion=Signo ciência que estuda os signos, cuja função é guardar a ideia.
Suas considerações sobre a linguística foram elaboradas porque estava insatisfeito com as teorias existentes em sua época, cujas teorias não lhe mostravam um objeto de estudo concreto.
Defensor da doutrina das Dicotomias (divisões das partes)
Sua primeira dicotomia foi composta pelos signos significante e significado.
O