morfologia
FACULDADE ANHANGUERA
MORFOLOGIA
MORFOLOGIA
Trabalho apresentado à professor, EDSON NUNES, da disciplina de MORFOLOGIA
– Turma A, da Faculdade Anhanguera-Uniderp, como requisito
Parcial para obtenção do título de Licenciatura em Letras. SUMÁRIO INTRODUÇÃO...........................................................................................................04/05
Etapa 1ESTRUTURALISMO LINGUISTICO – FERDINAND SUASSURE………….06/07
Etapa 2COMO INTERPRETAR LINGUAGEM E LÍNGUA.............................................07/08
Etapa 3” EXERCÍCIOS DE ÁNALISE MORFOLÓGICA..................................................08/17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.........................................................................13
INTRODUÇÃO
Somos os seres que falam e que por isso já possuímos a linguagem. Falar não é só uma capacidade, a faculdade de falar é que faz o ser humano ser humano. O homem utiliza da linguagem para conhecer, tornar a realidade inteligível; o senso comum, a religião, a filosofia, a ciência e a arte se condensam em informações acerca do mundo em que vivemos e, na raiz de todo conhecimento subjazem a palavra.
Podemos utilizar de várias formas de expressão; a linguagem não é o único. Existe a linguagem não verbal, linguagem de gestos, das imagens, dos sons musicais e linguagem escrita. Ela é universal e abstrata. O sorriso é entendido por qualquer ser humano.
O ser humano nasce com a capacidade de emitir qualquer som. Quando falamos, não falamos da mesma forma. A lingüística estuda os fatos/fenômenos da linguagem do indivíduo no contexto em que ele está inserido e a morfologia estuda a forma, estuda a palavra individualmente; ela vem subsidiar o ensino.
A língua é local e concreta. A língua é um conjunto de sinais que estrutura um idioma a fim de atingir a comunicação. Cada língua tem mecanismos próprios de formação de palavras. No nosso idioma os mais importantes são