questao social do filme gandhi
Varias questões sociais são elencadas no filme Gandhi, entre elas destacamos aquelas que mais vivenciamos em nosso dia a dia no Brasil como questões religiosas, violência, liberdade de direitos, descriminação racial, conflitos étnicos, pobreza, exploração do povo, descriminação dos direitos das mulheres entre outros. No filme, Gandhi lutou por um país independente onde todos teriam direitos iguais independente de religião, castas, culturas diferentes já que na Índia havia uma diferença entre mulçumanos e hindus. Gandhi era um homem culto formado advogado, situação financeira estável, hindu e independente de sua religião deixou tudo para lutar por uma causa, a paz e a independência de seu povo do julgo inglês já que achava que todo País tinha que ser livre e mesmo sendo considerado o pai de todos os indianos e pregador da paz foi assassinado num ato de violência covardemente.
Para se refletir sobre Politica Social, intervem um exame do que vem a ser questão social: é uma nominação surgida no seculo XIX,a partir das manifestaçoes de miseria e pobreza advindas da exploração das sociedades capitalistas com o desenvolvimento da industrialização apud (Prof. Socorro Osteme)
No Brasil as questões que assolam nossas vidas são a violência, desemprego, a pobreza, criminalidade, desigualdade social, saúde, educação e uma coisa leva a outra, já que esses fatores são considerados como problemas sociais. Como na Índia vivemos num país muito desigual, onde as diferenças sociais geram muitos conflitos e o papel do profissional de Serviço Social é mediar as relações entre usuários e a sociedade. Como Gandhi o Assistente Social luta pelos direitos dos menos favorecidos atraves das politicas publicas mostrando ao usuário como se tornar beneficiarios desse mesmo sistema.