Morfologia
Esse portfólio tem como finalidade apresentar uma análise da lingüística estrutural cuja importância foi inegável para o desenvolvimento da lingüística moderna. A seguir apresentaremos uma síntese sobre o questionamento de “como interpretar linguagem e língua” A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Por fim, elaboramos uma lista de exercícios com analise morfológica, pois observamos que é possível ensinar e aprender gramática, e assimamenizar as confusões que até mesmo os universitários fazem. Por exemplo: confundir, língua e linguagem, norma culta e norma padrão, não conseguem fazer a diferenciação entre ambas. O aluno precisa estar apto para fazer essa diferenciação de forma coerente e assim poder observar a grande dicotomia que difere a gramática normativa da descritiva, internalizada, reflexiva e todas as suas variações.
Assim o estudo da gramática não deve se restringir apenas em repassar um conjunto de regras, deturpando os objetivos da língua materna. É preciso entender que dominar uma língua não significa incorporar "um conjunto de regras", mas adquirir competência comunicativa, aprender especialmente a refletir sobre a linguagem. Portanto o estudo da morfologia deve nortea-se em favor da cidadania critica e consciente, conduzindo o ensino por caminhos práticos do uso da linguagem.
ETAPA 1
Estruturalismo
De acordo com estudiosos e críticos literários, o termo estruturalismo não seria uma escola ou um movimento literário pelo fato de seus autores não estarem presos a nenhuma doutrina específica. Estruturalismo