MORFOLOGIA
907 palavras
4 páginas
>Lenticelas São proliferações de células da periderme, que apresentam muitos espaços intercelulares. São úteis para trocas gasosas. As lenticelas podem estar associadas aos estômatos ou surgirem em outros locais no caule, e raramente, em frutos.
Meristemas apicais
Responsáveis pelo crescimento primário da planta. Formam os tecidos meristemáticos: Protoderme: dará origem a epiderme. Meristema Fundamental: dará origem aos tecidos fundamentais. Procâmbio: dará origem aos tecidos vasculares.
>TECIDO VEGETAL DO CAULE ;
Tecidos complexos ,Epiderme ,Floema ,Xilema.
>Distribuição dos Meristemas apicais no caule
A presença de folhas, ramos e gemas axilares, torna o meristema apical do caule mais complexo. Suas células meristemáticas organizam-se de maneira a estabelecer esses primórdios de folhas e ramos. Outra característica é a criação de novas gemas apicais, que serão destinadas aos ápices dos ramos laterais.
>Túnica-Corpo
Túnica: com divisões anticlinais. Promove a cobertura do ápice. Corpo: apresenta divisões anticlinais e periclinais, promove o preenchimento do ápice caulinar.
Apresenta:
1. CMC: Células-Mães Centrais (poucas divisões);2. MP: Meristema Periférico (muitas divisões), forma o procâmbio e parte do meristema fundamental;3. MM: Meristema da Medula (muitas divisões), forma a medula. MP
< Regiões do caule
Epiderme: viva, espessada no lado externo e com cutícula. Córtex e Medula: vivos, clorofilados e amplos espaços. Cilindro Vascular: transporte de substâncias. Xilema: forma um anel (dicotiledôneas), que circunda a medula; Floema: ocorre, em geral, externamente ao xilema. Estelo: protostélico, Sifonostélico (Eustelo e Atactostelo)
> Dicotiledônea
Caules de dicotiledôneas apresentam os feixes vasculares formando um anel, que pode ser “contínuo” ou compartimentado por grandes espaços interfasciculares.
>Monocotiledônea ; Em monocotiledôneas os feixes vasculares não formam anel, apresentando-se distribuídos em feixes, por todo o