morfologia e semantica
A língua portuguesa é um sistema de diferentes formas e significado. Por isso é sistematizada em modos de analise de elementos que a compõe:
• Morfologia : parte da língua que estuda os morfemas, ou seja, tudo que diz a respeito de gênero e número dos substantivos: tempo, modo, número e pessoa de um verbo e classe gramatical.
• Semântica : parte da língua que estuda o significado das palavras, os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.
Podemos definir a língua, como conjunto de letras que formam palavras com vários sentidos. E essa relação e seus significados que nós chamamos de sistema. Logo, a língua é um sistema. A língua é, acima de tudo, um código social, um acordo de letras, que em combinação adquirem significado para determinado grupo social. Contudo há uma conversão lingüística, a qual permanece em uma sociedade para que a comunicação possa existir entre os falantes. Porém não quer dizer que todo indivíduo vai escrever e falar da mesma maneira, já que cada um tem sua particularidade e um objetivo a se comunicar.
Há distinção ainda entre norma culta e coloquial: a primeira é estabelecida pela obediência normas e regras da comunicação, enquanto a segunda nos remete àquela mais próxima da fala. Por isso,há o estudo da gramática, que é a averiguação da correspondência entre o que se fala ou escreve e as normas ou leis vigente para o uso da comunicação de forma culta.
morfologia
O termo morfologia vem da palavra morfema. Morfema, de acordo com a definição do dicionário Aurélio, é o elemento que confere o aspecto gramatical ao semantema, relacionando-o na oração e delimitando sua função e seu significado.
Semantema, por sua vez, é o elemento que encerra o significado de uma palavra. Exemplo: agrad-, no caso de agradar, agradável, agradecido, agrado, agradavelmente.
É definido também como o “radical” da palavra, a raiz, a parte imutável da palavra.
Logo, o termo que encerra uma palavra ou sucede o seu