Morfologia Vegetal
As raízes apresentam FUNÇÃO - essencialmente mecânicas e fisiológicas - promover a fixação da planta, absorver do solo a água e os minerais nele contidos, podendo ainda assumir funções de reserva como outras - desenvolve-se a partir da radicula do embrião, é destituida de clorofila (na maioria dos casos) e nunca possui folhas o que, juntamente com a estrutura interna, permite distinguir em caso de dúvida, como no de certos tubérculos, uma raiz de um caule.
FUNÇÃO DO CAULE
Funções do caule: sustentação de folhas, flores e frutos. Condução de água, sais minerais, hormônios e açúcares. Podem acumular água ou servir como estruturas de propagação vegetativa.
FUNÇÃO DA FOLHA
Þ Respiração.
Þ Transpiração.
Þ Fotossíntese.
Þ Acumulação de substâncias de reserva (apenas em algumas folhas).
FUNÇÃO DA FLOR
A função da flor é mediar a união dos esporos masculino (micrósporo) e feminino (megásporo) num processo denominado polinização. Muitas flores dependem do vento para transportar o pólen entre flores da mesma espécie. Outras dependem de animais (especialmente insetos) para realizar este feito. O período de tempo deste processo (até que a flor esteja totalmente expandida e funcional) é chamado anthesis.
FUNÇÕES DO FRUTO
Os frutos protegem as sementes e estão relacionados com o fenômeno da disseminação (dispersão das sementes).
Os frutos carnosos tornam-se atraentes, quando maduros. Os animais alimentam-se de suas reservas e espalham as sementes, garantindo a dispersão da espécie.
Os frutos secos providos de ganchos ou espinhos aderem ao corpo dos animais. Aqueles providos de pêlos e expansões aladas são dispersos pelo vento. Ao fenômeno de dispersão de sementes realizado pelo vento dá-se o nome de anemocoria. Já a dispersão feita por animais chama-se zoocoria.
FUNÇÃO DA SEMENTE
Sua principal função é dar origem a uma nova planta, garantido a propagação da espécie.