Morfologia externa do coração
O coração é um órgão muscular, oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora dupla e auto-reguladora, cujas porções trabalham em conjunto pra impulsionar o sangue para todas as partes do corpo através dos circuitos pulmonar e sistêmico, tem tamanho aproximado de um punho cerrado.
Situação:
O coração está situado no mediastino inferior-médio, a cavidade central do tórax, situa-se entre os dois pulmões, envolvidos por suas pleuras, acima do músculo diafragma, sobre o qual em parte repousa posteriormente ao osso esterno e à frente da coluna vertebral. Estende-se obliquamente da 2º costela ao 5º espaço intercostal. Considerando a linha mediana ele localiza-se exatamente um terço à direita do plano mediano e dois terços à esquerda do plano mediano. Seu vértice encontra-se entre a quinta e sexta costela.
Forma:
O coração tem a forma aproximada de um cone truncado, apresentado uma base, um ápice que é direcionado para baixo, para frente e para esquerda. E possui três faces, a face esternocostal, a face diafragmática e face pulmonar.
Ápice do coração: É formado pela parte ínfero-lateral do ventrículo esquerdo, situa-se posteriormente ao 5º espaço intercostal. É onde a pulsação máxima do coração (batimento apical) ocorre. Base do coração: Voltada posteriormente em direção aos corpos das vértebras T6 à T9 e o pericárdio, seio pericárdico oblíquo, esôfago e aorta, que separa a base das vertebras. Recebe as veias pulmonares nos lados direito e esquerdo da sua porção atrial esquerda e a veia cava superior e inferior nas extremidades superior e inferior da sua porção atrial direita. É formada principalmente pelo átrio esquerdo, com uma menor contribuição do átrio direito. Faces do coração: Face anterior (Esternocostal), formada principalmente pelo ventrículo direito. Face diafragmática (inferior), formada principalmente pelo ventrículo esquerdo e parcialmente pelo ventrículo direito; ela está relacionada principalmente com o tendão central do diafragma.