moreirinha
Moreirinha é um mal sucedido homem de 40 anos. Aparência desleixada, óculos de lentes grossas e roupas anos 70. Trabalha há 20 anos no mesmo escritório de contabilidade, seu primeiro e único emprego.
“ O seu Rubens foi o único que me deu oportunidade quando eu vim do interior por isso eu fui ficando...”
Moreirinha é casado há 15 anos com Maristela, advogada que fez fama e fortuna graças ao espírito empreendedor e ao enorme talento. É temida pelos oponentes e louvada pelos clientes que disputam seu talento, além de não cansarem de admirar seus atributos físicos.
Moreirinha e Maristela se conheceram no início da faculdade. Ele, Contábeis, ela Direito. Ambos chegados há pouco do interior. Certo dia se olharam no bar da faculdade e começaram a conversar. Por sugestão de Maristela e por economia, foram dividir um apartamento com mais um colega do Moreirinha.
Do kitinete dos tempos de faculdade para o triplex onde moram teve muito esforço da Maristela.
As pessoas olham para aquele casal e não entendem, mas ninguém tem coragem de perguntar.
Na realidade o nome do Moreirinha é Julio César Moreira, mas a Maristela quer que o chamem de Moreirinha, pois o diminutivo lhe cai melhor e é mais compatível com seus talentos.
Mensalmente a Maristela faz uma reunião no escritório para os empregados e seus familiares. Todo mundo já sabe: pobre do Moreirinha. Quando precisa de algo a Maristela simplesmente olha para ele e ele vem correndo:
- Sim, Mari ?
- Em vez de ficar sentado por que você não vai circular e ver se todos estão servidos ?
- É para já, Mari.
Somente a Ingrid, telefonista parece se importar, mas não fala nada. É muito arriscado. Pobre Ingrid, como a natureza foi injusta com ela: acomodou-se com a gordura, acabou desistindo de ser bonita.
Era sempre assim, o Moreirinha tinha que ser humilhado e tinha que ser na frente de todos. Há quinze anos, do mesmo jeito, só mudavam os lugares e os motivos
Em casa era pior, a indiferença.
Jantavam,