Morbidade
DEFINIÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA
Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado região e em determinado momento. A quantificação das doenças são tarefas importantes para Vigilância Epidemiológica e controle das doenças, contribuindo para organização dos serviços de saúde no controle de doenças transmissíveis e seus agravos.
Artigo Científico analisado:
MORBIDADE REFERIDA EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UM
CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO Por: Patrícia Campos Leite
Arlete Silva
No trabalho desenvolvido pelos trabalhadores de enfermagem do Centro de Material e Esterilização(CME), há a presença de riscos ocupacionais, que influenciam no seu processo saúde-doença. O artigo analisado têm como objetivo identificar a morbidade referida por esses trabalhadores. O trabalhador, exposto constantemente a esses riscos, pode apresentar algum agravo à sua saúde, expresso imediatamente após a exposição , como ocorre nas lesões causadas pelos acidentes de trabalho, ou após um determinado período de tempo, como ocorre com as morbidades específicas, sejam as lombalgias, estresse e as infecções.
A pesquisa foi realizada com 19 trabalhadores de enfermagem do CME de um hospital especializado em ortopedia, após coleta de dados, observou que as queixas mais frequentes foram do aparelho circulatório, sistema osteoconjuntivo e tecido muscular seguidas dos transtornos mentais e comportamentais.
Distribuição das causas de morbidade referida, segundo o relato dos trabalhadores de enfermagem.
Dados: São Paulo, 2000.
CAUSAS N %
Relacionadas ao trabalho 9 32,14
• Manipulação excessiva de peso 8 28,57
• Cobrança da chefia 4 14,29
• Posturas inadequadas 1 3,57
• Manipulação de produtos químicos 1 3,57
• Manipulaçao de material contaminado 23 82,15
Sub-total
Não relacionadas ao trabalho 1 3,57
• Obesidade 1 3,57
• Vida moderna 1