Monumentos Arquitetonicos
Para concorrer ao 11º Prêmio de Arquitetura da ThyssenKrupp Elevadores, os profissionais da empresa Transparent House, que possui sedes em São Francisco, Moscou e Berlim, deveriam desenvolver um projeto que mostrasse a nova face de Dubai e ajudasse a promover o turismo da cidade. Surgiu, então, a Crescent Moon Tower, que possui a forma de uma lua crescente. A ideia seria mostrar as origens da cidade já na forma do prédio. Afinal, a lua crescente identificaria Dubai como pertencente do mundo islâmico. Além disso, a magnitude da construção representaria mais uma marca do crescente desenvolvimento econômico da cidade.
O prédio foi desenhado para acomodar uma biblioteca infantil, sala de conferências, cafés, restaurante e um observatório.
THERAN MONUMENTO – TORRE AZADI
A Torre Āzādi ou Torre da Liberdade é o símbolo de Teerã.
A torre, construída em 1971 por ocasião das comemorações dos 2.500 anos do Império Persa, foi chamada originalmente Shahyād que significa ("memorial dos reis").
Passou a chamar-se Azadi ("liberdade") a partir dos protestos que tiveram lugar em 12 de dezembro de 1978 que conduziriam àRevolução de 1979.
Foi concebida pelo arquiteto Hossein Amanat, que aos 24 anos apresentou o projeto vencedor do concurso realizado em 1966. A Torre Azadi combina os elementos arquitetônicos do período Sassânida e da arquitetura islâmica. Tem 45 m de altura e é inteiramente revestida por 25.000 placas de mármore branco de Isfahan. Um museu e várias fontes completam o conjunto.
A torre está situada no centro da Praça Azadi, cuja área é de 50.000 m². Nessa praça aconteceram as manifestações que levaram à Revolução de 1979.