Montivideo
Trabalho proposto pela matéria de economia sobre a Era Keynesiana e Neoclássica.
Um breve resumo sobre cada item pesquisado, abordando os principais pontos para entendimento da matéria.
2. TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950, com o intuito redimensionar os problemas administrativos atuais e o tamanho das organizações de hoje.
Ela surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensado-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.
Existem três características marcantes da Teoria Neoclássica, são elas:
A ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.
A teoria Neoclássica tem um ponto fundamental, que a Administração seja uma técnica social básica.
Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que a descentralização proporciona.
A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador, o Planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo.
Alguns aspectos principais da Teoria Neoclássica:
1. Organização formal e informal
2. Sistema social com objetivos a serem alcançados racionalmente
3. Drucker, Koontz, Jucius, Newmann, Odiorne, Humble, Gelinier, Schleh, Dale
4. Técnica social básica
5. Homem organizacional e