Montesquieu
Teoria Política: as leis escritas ou não escritas, que governam os povos, não são do capricho ou arbítrio de quem legisla. Elas decorrem da realidade social e da história que o povo considera própria e concreta.
Não existe lei justa ou injusta, o que existe são leis mais ou menos adequadas a um determinado povo e a uma determinada época ou lugar.
MOSTESQUIEU E COMTE ERAM PENSADORES E TEORICOS DO SÉCULO XVIII.
MOSTESQUIEU ERA ABSOLUTISTA DO ESTADO DA FRANÇA ONDE TINHA A CULTURA COMO IDENTIDADE (INSTITUIÇÕES, IDEIAS, LEIS E COSTUMES).
IDENTIDADE CULTURAL=IDENTIDADE NACIONAL
TEORIA POLITICA: discussão sobre as instituições e leis
A identidade nacional era dívida em 3 partes: 1°) Fisiologia ( características físicas-clima), 2°) moralidade- crenças, costumes, religião.., 3°) governo.
PRIMEIRO PARADIGMA SOCIOLOGICO
O campo de investigação e objetos de estudo eram o modelo nas ciências da natureza;
Proposição: era a recusa em explicar os fatos sociais segundo motivações individuais.
Surgiu a adoção do método holista (que era o todo): a sociedade, grupo ou modo de produção.
TEORIA POLITICA
Existiam as leis escritas e as não escritas que governaram os povos e que não são do capricho ou arbítrio que quem legisla, pois decorrem da realidade social e da história. E também não existe leis justas e injustas, pois o que existe são leis mais ou menos adequadas a um determinado povo, pois as leis são criadas em uma determinada circunstância, época e lugar.
COMTE
Seu contexto histórico é: revolução francesa, revolução industrial e ciência moderna.
Era de classe média, deu aula de matemática e astronomia;
Foi secretário de Saint-Simon, apoiou ao golpe de estado de Luis Bonaparte, era simpatizante das propostas socialistas e fundou a sociedade Positivista.
Sua teoria explicativa era de que a biologia era: dados e metodologia para o conhecimento dos fatos sociais, onde na biologia o método era cientifico (de observação e