Montesquieu
- Nasceu 18 de janeiro de 1689;
Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux (França). Ele fazia de uma família nobre.
- Tinha um humor mordaz;
Curioso insaciável, tinha um humor mordaz. Ele escreveu um relatório sobre as várias formas de poder, em que explicou como os governos podem ser preservados da corrupção.
O pai de Montesquieu morreu e ele teve que volta a cidade natal para tomar conta das heranças q foram lhe concedidas. Sua visão crítica começou a ser notada por seus familiares já muito precocemente, sempre sendo lembrado de suas obrigações para com os pobres.
- Casou-se com uma protestante e teve 2 filhas;
Montesquieu era casado com Jeanne Lartigue (que era protestante) e dessa união, tiveram duas filhas. Formou-se em Direito em 1708 e após a formatura foi para Paris para continuar estudando.
- Em 1716, herdou de um tio o título de barão;
Entre 1705 e 1709, ele estuda leis in Bordeaux. Nesse período, ele tem contato com alguns dos pensadores mais avançados para a época, como Fredet, e Boulainvilliers. Também herdou o cargo de Presidente da Câmara de Bordeaux para atuar em questões judiciais e administrativas da região. Passou 11 anos envolvido com julgamentos, sentenças e até mesmo torturas; porém, paralelo a isso tudo continuou estudando e escrevendo teses.
- Na época de 1716, participou de estudos acadêmicos e começou a escrever teses sobre os costumes sociais;
Começa a colocar em prática e aprofundar seus conhecimentos que foram adquiridos entre 1705 e 1709, quando o mesmo estuda as leis em Bordeaux.
- Criação de “Cartas Persas”;
Foi publicado em 1721. Foi a partir deste livro que começou a sua fama de escritor. O livro critica a sociedade francesa e a européia, a religião católica e a Igreja. O enredo fala de dois persas que visitam a França e estranham seus costumes. O livro faz uma comparação entre duas civilizações (persa –