Montesquieu
Antes de começar a falar a respeito da vida e pensamento de Montesquieu, se faz necessária a explicação de um movimento muito importante, que influenciou sua maneira de pensar: o Iluminismo.
Iluminismo
Foi um movimento intelectual do século XVIII, que teve na França sua maior expressão, ficando também conhecido como Século das Luzes. Suas origens ligam-se ao progresso da Ciência e da Filosofia ocorridos no século XVII, em que um grupo de filósofos passou a criticar práticas e instituições vigentes em toda a Europa. Na política, criticavam a Monarquia Absolutista, ou seja, o poder que estava concentrado integralmente nas mãos do Rei. Já na religião, os ataques foram contra a Igreja Católica, que defendia o Antigo Regime, sistema de governo que vigorou na Europa e que defendia o absolutismo e o mercantilismo:
・ Absolutismo: todo o poder estava concentrado nas mãos do Rei, ele impunha suas vontades na elaboração e aplicação das leis.
・ Mercantilismo: prática de acúmulo de metais preciosos. Um Estado era considerado rico de acordo com o tanto de metais que tinha estocado em seus cofres. Os ataques dos filósofos iluministas às instituições do Antigo Regime (Estado, Igreja Católica) contribuíram para enfraquecê-las e para preparar um certo clima revolucionário. A sociedade, no Antigo Regime estava dividida em: nobreza, clero e por ultimo, burguesia. Os burgueses, foram os principais interessados nesse movimento, pois apesar de todo o dinheiro que possuíam, não tinham poder em questões políticas devido a sua participação limitada.
Biografia de Montesquieu
Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Ele nasceu em 18 de janeiro de 1689, em Bordeaux, na França. Pertencia a uma família nobre francesa. Seu aprendizado inicial foi em casa e só aos onze anos de idade foi estudar em um colégio comandado por padres oratorianos, que ensinavam seus alunos de acordo com o pensamento iluminista da época. Mais tarde,