montando restaurante
A cidadede Manaus é um mercado em constante crescimento, o PIB é o quarto maior do Brasil, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a demanda para bens manufaturados também é um dos maiores dopaís, Manaus é uma cidade onde as oportunidades para novos negócios crescem a cada dia, seja no segmento industrial, favorecido pelas isenções fiscais proporcionadas pela Zona Franca de Manaus, seja nosegmento alimentício, onde a demanda para novos serviços e produtos é igualmente crescente.
Os ramos mais apreciados pela população Manauense é o de carnes e o de massas, uma das programaçõesfavoritas para casais, famílias, grupo de amigos, etc é ir a um restaurante para apreciar tais alimentos, porem o que torna diferente o restaurante apresentado no projeto a seguir é a capacidade de servir osdois tipos em um mesmo local, não ficando especializado em apenas um destes segmentos, atraindo assim dois tipos de clientes.
Por isso, o primeiro passo para se obter sucesso neste ramo é decidir sobre o tipo de restaurante. O estabelecimento pode ser executivo - com maior movimento na hora do almoço - ou casual "dinner", que também oferece refeições para o jantar.
Segundo o presidente da Abrasel-SP, Joaquim Saraiva, a próxima providência é escolher a região onde será inaugurado o estabelecimento e adquirir o alvará de funcionamento. "Normalmente, o erro é gostar do local e não verificar na Prefeitura se lá é permitido abrir um restaurante", diz.
Outro problema comum é começar o restaurante sem conhecer o ramo. Para os inexperientes, o ideal é ter um sócio com experiência neste tipo de negócio ou então contratar um bom gerente para desenvolver o projeto. Abrir uma franquia também é recomendado nesse caso, já que o franqueado normalmente recebe todo o suporte necessário.
Veja abaixo outras dicas da Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) e da Abrasel que podem ajudar quem pretende abrir um restaurante
Estudar o setor, seu histórico e