montagem e preparo de 1 reator bioquimico
1. RESUMO O experimento proposto visou à compreensão das etapas de preparação e operação de um fermentador (New Brunswick Scientific) de bancada, e também, o conhecimento de diversos constituintes deste equipamento. Além disso, foi efetuada a medição de dimensões do reator que interferem diretamente na transmissão de potência no líquido e realizado o cálculo para determinar a quantidade de impelidores necessários para otimizar essa transferência.
2.OBJETIVO O objetivo do trabalho foi a compreensão do procedimento relacionado a todas as etapas da realização de uma fermentação de bancada (incluindo montagem, desmontagem, autoclavagem, limpeza do fermentador e acessórios, retirada de amostra e desligamento do reator) especialmente quando se utiliza um fermentador NBS (New Brunswick Scientific).
3. INTRODUÇÃO
3.1 Biorreatores e Bioprocessos
Em termos gerais, bioprocessos implicam na utilização de microorganismosna transformação de matéria orgânica catalizadas por enzimas, podendo ser também utilizada a enzima diretamente.Os bioprocessos vêm substituindo uma série de processos que antigamente só podiam ser feitos quimicamente. Eles apresentam algumas vantagens, como por exemplo, a possibilidade de desenvolver o processo sob pressões e temperaturas normais (evitando sistemas pressurizados caros e perigosos), e não havendo a produção em quantidade de resíduos tóxicos (e quando há a produção, ainda existe a possibilidade de utilizar um outro processo microbiológico no tratamento do resíduo). (TORTORA et al., 2006)
Os processos desenvolvidos no cultivo de microrganismos se desenvolvem geralmente em equipamentos denominados biorreatores. Eles consistem em um sistema aberto ou fechado, onde há a manipulação dos parâmetros físicos (pH, concentração de reagentes, transferência de calor e massa, aeração) de forma a regular a catálise, promovendo um melhor rendimento em biomassa e/ou produto, além de tentar