Montagem ATPS de Participa o e Controle Social
SOCIAL
Aluna - Ana Paula Ravena - RA: 4300069742
Aluna - Andréa Rodrigues - RA: 4348879801
Aluna - Janice Honório do Prado - RA: 4311778529
Professora: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Osasco / 15.04.2015
Introdução
As ideias de participação e controle social estão intimamente relacionadas por meio da participação na gestão pública, os cidadãos podem intervir na tomada da decisão administrativa, orientando a administração para que adote medidas que realmente atendam ao interesse público e ao mesmo tempo, podem exercer controle sobre a ação do Estado, exigindo que o gestor público preste contas de sua atuação.
A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela
Constituição
Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.
Assim, o cidadão tem o direito não só de escolher, de quatro em quatro anos, seus representantes, mas também de acompanhar de perto, durante todo o mandato, como esse poder delegado está sendo exercido, supervisionando e avaliando a tomada das decisões administrativas.
É de fundamental importância que cada cidadão assuma essa tarefa de participar de gestão pública e
de
exercer
o
controle
social
do
gasto
do
dinheiro
público.
2
O QUE É PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL?
Participação não é tarefa fácil por se tratar de uma ação com diferentes interpretações.
De acordo com a época e a conjuntura histórica, ela aparece associada a vários termos como democracia, representação, organização, conscientização, cidadania, entre outros.
Participação pode ser compreendida como um processo no qual homens e mulheres se descobrem como sujeitos políticos, exercendo os direitos políticos, ou seja, uma prática que está diretamente relacionada à consciência dos cidadãos e cidadãs, ao exercício de cidadania e às possibilidades de contribuir com processos de mudanças e conquistas.