Monopólio
No Monopólio há uma limitação da oferta e variedade de produtos e/ou serviços, bem como uma definição do preço livremente, ou seja, a ausência de outra empresa que ofereça o mesmo serviço faz com que esta empresa comande a praça e estabeleça o preço que desejar. Péssimo para o consumidor que tem seu poder de pressão reduzido em função da necessidade.
No Oligopólio a concorrência força um ajuste no preço dos produtos e/ou serviços porque há uma disputa pela maior divisão de mercado, isso força uma maior oferta de produtos e também maior variedade. Bom para o consumidor que pode optar pelo preço e qualidade do serviço que achar melhor.Um dos problemas do oligopólio é que as vezes a empresa consegue uma matéria prima mais barata, e não informa ao consumidor, mantendo seu preço padrão e aumentando sua base de lucro, outro problema é que a presença dos oligopólios pode levar a um Cartel, embora ilegal a prática é comum no mercado, onde os preços são estabelecidos por acordo e o local onde as empresas são instaladas, são divididas entre si.
Oligopólio: Competição ou cooperação ( cartel )
Postos de gasolina que cobram o mesmo preço do combustível , os donos de postos de gasolina da cidade combinam um preço que será igual ( ou aproximado ) em todos os postos. Geralmente o preço e mais alto que o normal. Elevando a margem de lucro de todos os empresários, e ao mesmo tempo competindo entre marcas e lugares estratégicos instalados no espaço geográfico, então, postos de gasolina podem ser considerados cooperativos (chamados de cartel) e ao mesmo tempo competitivos, pois os postos tem uma ditadura entre