Monopólio
O Monopólio corresponde a uma estrutura de mercado extrema de concorrência imperfeita, por ser uma única empresa provedora de um produto no mercado, determina a quantidade produzida e o preço do produto, a curva de receita média é a curva de demanda do mercado, devido a isso detém o poder do mercado.
As suas principais características são: uma única empresa produtora de um bem ou serviço, a firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo, existem barreiras á entrada de firmas concorrentes. Essas barreiras são:
- Monopólio puro ou natural, é um mercado que a produção é elevada, que causa dificuldade á entrada de novas empresas, devido ao seu alto investimento em relação ao custo;
- Proteção de patentes, a patente confere ao inventor o direito único de fabricação exclusiva de um produto durante um período de tempo.
- Controle sobre o fornecimento de matérias-primas-chaves. Consiste no controle exclusivo de um fator produtivo por uma empresa ou o domínio das fontes mais importantes de matéria-prima indispensáveis para a produção de um determinado bem. Exemplo: A Petrobrás detém no Brasil o petróleo e seus derivados.
- Tradição no mercado. Exemplo: Mercado de relógios: Os japoneses investiram muito dinheiro, durante muito tempo para concorrer com a tradição dos relógios suíços.
- Monopólio estatal ou institucional, é protegido pela Legislação governamental, onde detém a exclusividade na exploração de determinados setores estratégicos ou de infraestrutura. Exemplo: serviços de correios, serviços de utilidade pública de telefone ou energia elétrica, ferroviários, etc.
FUNCIONAMENTO DE UM MERCADO EM MONOPÓLIO
A curva de receita média (RMe) da firma monopolista é a curva de demanda do mercado (DD), e indica os diferentes preços por unidade que serão recebidos quando o monopolista decidir vender quantidades diferentes do produto, enquanto a receita marginal (RMg) indica a