Monografia
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR
Novembro de 2010
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NO CONTEXTO ESCOLAR
Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Salgado de Oliveira para obtenção do certificado em Métodos e Técnicas de Ensino.
Novembro de 2010
A Deus, nossos pais, mestres, familiares e amigos, nossa gratidão.
“Não somos pescadores domingueiros, esperando o peixe. Somos agricultores, esperando a colheita, porque a queremos muito, porque conhecemos as sementes, a terra, os ventos e a chuva, porque avaliamos as circunstâncias e porque trabalhamos seriamente.”
Danilo Gandin
RESUMO
Este trabalho monográfico procurou mostrar que o Planejamento Participativo na Escola consiste num processo na luta contra os aspectos negativos do próprio sistema escolar, pois impõe uma força política, exigindo melhorias e maior atenção por parte do poder político. Através desse planejamento, o processo educativo se transformará num instrumento a serviço da elaboração, discussão e concretização de uma nova ordem social, sendo, portanto, um trabalho difícil, contínuo, progressivo e permanente. A pesquisa, contudo, tem caráter bibliográfico, considerando as principais idéias e questionamentos dos teóricos citados. Inicialmente, destacou-se Gandin sobre o venha ser o planejamento, considerando que este consiste em “organizar a própria ação, é transformar a realidade numa direção escolhida; é agir racionalmente; é explicitar os fundamentos da ação de grupo; é realizar o que é importante e, além disso, sobreviver”. A partir dessas considerações, procurou-se enfocar as idéias de Vianna, onde se verifica a viabilidade do planejamento participativo, mediante as qualidades fundamentais que devem estar presentes nos educadores e se fazem necessárias para que o mesmo possa ser viabilizado, considerando muita disponibilidade, coragem,