Monografia
As pessoas são consideradas os atores das organizações. São elas que passam a maior parte de seu tempo trabalhando dentro das organizações. Produzir bens e serviços não se faz por si só, mas através das pessoas.
Quanto mais industrializada uma sociedade, mais numerosa e complexa são as organizações. Elas não se constituem apenas por recursos tecnológicos, equipamentos e instalações, mas principalmente por pessoas. Por outro lado, as organizações também representam o meio pelo qual as pessoas podem alcançar seus objetivos.
Sem as organizações e sem as pessoas, não haveria a administração de recursos humanos, cujo papel e responsabilidade são recrutar, selecionar e manter motivadas as pessoas para que atendam aos objetivos da organização e os das pessoas. Trata-se de uma atividade mediadora entre a organização e seu contingente de pessoal.
É através das pessoas que as organizações conseguem obter resultados econômicos e maximizar a satisfação de seus diferentes públicos. A evolução dos mercados e da sociedade fez surgir um novo tipo de organização, que passa a enxergar que as pessoas são os recursos que movem as empresas e as fazem produtivas por meio dos talentos, habilidades e competências que cada um disponibiliza e emprega.
Não basta apenas recrutar, selecionar e treinar. Segundo Lacombe, (2005, 14-17), a organização deve ter objetivos definidos, fazendo com que cada membro conheça seu papel, coopere com os demais para produzir resultados, mas ao mesmo tempo deve propiciar o ambiente adequado para gerar e produzir novos conhecimentos e novas tecnologias para gerar novos produtos e serviços para um mercado cada vez mais exigente.
Além do ambiente organizacional e gerador de conhecimento, a motivação, salários adequados e possibilidade de crescimento são fatores essenciais. Hoje, a gestão de pessoas ocupa função estratégica dentro das