monografia
pode ser dividido em apenas dois campos:
o primeiro indica o assunto;
o segundo, a classificação.
Exemplo:
1 O Estado
1.1 Concepções de Estado;
b) referência:
No caso de um livro(1), a referência deve apresentar a autoria, título da obra, local de publicação, editora e ano de publicação, como segue, no exemplo: CHIZZOTTI, A.
Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1998.;
c) conteúdo:
Depende do modelo de fichamento, podendo ser: fichamento de transcrição textual, fichamento de resumo e fichamento de comentário.
d) Fichamento de transcrição textual: Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2001a), a transcrição textual é chamada de citação direta, pois reproduz literalmente os conceitos do autor consultado.
Veja exemplo:
1 O Estado
1.1 Concepções de Estado
OLIVA, A. Conhecimento e liberdade: individualismo x coletivismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
“Não há como negar que as ciências sociais suscitam problemas ontológicos especiais” (p. 62).
“O holismo radical não se limita a reivindicar a existência de todos: defende também uma ontologia hierarquizada segundo a qual o indivíduo é totalmente determinado – no que é, pensa e faz – por estruturas e processos subsistentes em coletivos ou todos” (p. 92).
Fichamento de resumo: trata-se de uma síntese, das principias idéias do autor contidas na obra. Utilizam-se as idéias do autor, escrevendo-as livremente com as próprias palavras.
1 O Estado 1.1 Concepções de Estado OLIVA, A. Conhecimento e liberdade: individualismo x coletivismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.
O autor apresenta e discute os fundamentos filosóficos de um projeto de liberalismo ético-político, tendo como núcleo a idéia de liberdade. Trata-se, portanto, de uma séria crítica ao holismo ou coletivismo e de uma defesa da liberdade do indivíduo concreto, sem absolutizar o individualismo.
Fichamento de comentário: é um fichamento descritivo, com