MotherBoard
Que Tipos de MotherBoard’s existem até hoje
Funcionamento duma MotherBoard
Componentes que constituem uma MotherBoard
O que há no mercado de hoje em dia
O que é uma MotherBoard?
É a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete.
Que Tipos de MotherBoard’s existem até hoje?
AT (Advanced Tecnology):
Foi usado em 1983 até 1996. Tinha vários cabos o que não ajudava na ventilação e não era prático para fazer modificações.
ATX (Advanced Technology Extended):
Como o nome indica é a AT mas mais aperfeiçoada o que fazia que erros anteriores fossem corrigidos, o aparecimento do AGP pela primeira vez. Foi a Intel a principal desenvolvedora desta MotherBoard.
BABY AT:
É uma versão reduzida da versão AT e BTX é o formato de MotherBoard para substituir o ATX. O objectivo do BTX foi aperfeiçoar o desempenho do sistema e melhorar a ventilação interna.
ITX:
Foi criada em outubro de 2001 pela VIA Technologies. Destinada a computadores altamente integrados e compactados, com a filosofia de oferecer não o computador mais rápido do mercado, mas sim o mais barato, já que na maioria das vezes as pessoas usam um computador para poder navegar na Internet e editar textos.
LPX:
É uma MotherBoard que possui uma placa na vertical onde se encaixa uma conexão específica da placa principal (placas gráficas, placas de rede, etc.).
NLX:
É uma MotherBoard mais recente com a finalidade para microcomputadores que usam processadores Pentium 3 e 4
Funcionamento duma MotherBoard:
A placa-mãe realiza a interconexão das peças componentes dos microcomputadores. Assim, processador, memória, placa de vídeo, HD, teclado, mouse, etc. estão ligados diretamente à placa-mãe. Ela possui