monografia
1. Introdução
A urbanização em muitas regiões do mundo vem ocorrendo de forma desordenada, e isso tem implicado numa má qualidade de vida para população que ocupa locais inapropriados para habitação, refletindo em sérios transtornos ao meio ambiente natural e social, aos que sofrem tais impactos.
O presente trabalho de pesquisa faz parte do processo de elaboração da monografia Ciêntifica para a conclusão do nível de Licenciatura, com o tema “Avaliação dos Impactos sócio-ambientais decorrentes dos assentamentos humanos em locais de interesse ambiental na cidade de chimoio. Caso de estudo margens do rio muenedzi bairro 5 fepom” desenvolvido pelo autor. Teve como objetivos a avaliação dos potênciais impactos sócio-ambientais causados por diferentes tipologias de assentamentos humanos em locais de interesse ambiental na Cidade de Chimoio.
O trabalho é estruturado em cinco capítulos: o primeiro constituído pela presente introdução, contendo os objectivos do estudo, metodologia de trabalho e localização da área de estudo, seguido pelo capítulo da fundamentação teórica e discussão de conceitos, com objectivo de enquadrar a temática em algumas abordagens já investigadas e apresentação de alguns conceitos básicos pertinentes na compreensão do tema em estudo; o terceiro capítulo é de análise dos resultados da pesquisa, por fim, o quarto capítulo é de apresentação das conclusões e recomendações.
Os assentamentos desenfreados por que passaram as cidades do Mundo, nos últimos 50 anos, resultante, em boa parte do êxodo rural, que desenhou o perfil da actual população urbana. O crescimento desordenado das cidades é um problema global. Cerca de 1/6 da da população mundial vive em assentamentos informais, VALLE apud ONU (2003).
O problema de assentamentos humanos em locais inadequados é nos últimos tempos uma realidade bastante preocupante que assola os grandes centros urbanos do Mundo e na cidade de Chimoio de forma particular. As cidades