monografia
Para apresentação final da monografia, que corresponde à fase de projeto final, cada instituição de ensino adota um determinado padrão. No entanto, dentro desses padrões, pode-se sugerir que o trabalho contenha três partes básicas:
Preliminares;
Núcleo da monografia;
Pós-textual
Ou seja, recomenda-se adotar o seguinte conteúdo:
Capa;
Folha de rosto;
Resumo; Preliminares
Introdução;
Sumário;
Descrição do tema;
Fundamentação teórica;
Caracterização do tema;
Análise e interpretação dos resultados; Núcleo da monografia
Conclusões;
Bibliografia;
Contracapa. Pós-textual
A parte preliminares é o conjunto de elementos iniciais: folha de rosto, página de aprovação, página de agradecimentos, resumo/abstract, sumário, lista de tabelas/quadros/figuras.
No resumo sintetiza-se todo o conteúdo da monografia. Deve reunir os objetivos do estudo, os pontos relevantes e suas principais conclusões, não devendo exceder uma página digitada em espaço dois.
A introdução resume o conteúdo de cada capítulo.
O sumário deve reunir, de forma esquemática, informações sobre o conteúdo da monografia, para orientar o leitor sobre a sequência lógica dos diferentes capítulos, seções e o número das páginas nas quais se encontram ao longo do texto.
Quanto a descrição do tema, tem-se o planejamento geral do trabalho sintetizado nos tópicos relativos a:
Objetivo(s) da monografia;
Metodologia adotada para o desenvolvimento dos trabalhos. Quanto aos itens que representam ao núcleo da monografia propriamente dito, e que espelham os elementos básicos utilizados no desenvolvimento do trabalho, recomenda-se que reúnam o conjunto de dados e informações coletados e tratados para que, uma vez interpretados e analisados com respaldo do referencial teórico e conceitual, permitam ao