Monografia
Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco
Dinâmica da fruticultura irrigada: expressivo nº de trabalhadores rurais;
Fruticultura -> intensificado a geração de empregos e induzido a especialização da mão-de-obra;
Esses trabalhadores, em sua maioria, possuem baixo nível de escolaridade ou nenhuma escolaridade (BEDOR et al.,2009), no máximo apresentam o ensino fundamental completo (PEREIRA & CARMO, 2010), fato esse que dificulta a otimização do trabalho agrícola.
Nas propriedades agrícolas, os produtores precisam padronizar seus processos produtivos de maneira a garantir a qualidade do produto a fim de atender especificações internacionais (OLIVEIRA FILHO, XAVIER & COSTA, 2008); somente poderão exportar seus produtos se obterem a certificação com o cumprimento de normas sócioambientais.
Jovem ou adulto: facilitador para que a área em que trabalha cumpra as normas de certificação.
Se esse trabalhador não tem noção da importância socioambiental de suas atividades -> certificação comprometida; danos à saúde do trabalhador e do meio ambiente.
EJA SURGE NESSE CONTEXTO :
facilitadora para criar condições favoráveis de acesso ao mercado de trabalho e conscientizar os trabalhadores rurais no que diz respeito a um desenvolvimento sustentável agroecologicamente correto, com novos valores e paradigmas que visem a saúde de tais trabalhadores e do meio ambiente.
Educação Ambiental: suporte para que tais objetivos se concretizem.
OBJETIVOS
Diante de inúmeros problemas ambientais que práticas agrícolas inadequadas oferecem à saúde do trabalhador e ao meio ambiente, este trabalho teve o intuito de:
Investigar se os alunos da EJA de escolas de Perímetros Irrigados de Petrolina-PE têm conhecimentos associados aos impactos ambientais causados pelo uso de agrotóxicos;
Analisar se os alunos da EJA de escolas de Perímetros Irrigados de Petrolina-PE têm consciência sobre a importância do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual);