monografia - tomografia de crânio
A Tomografia Computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente, além de ser um exame rápido, simples e totalmente indolor.
A Tomografia Computadorizada utiliza um aparelho de Raios X que gira a volta do paciente, fazendo radiografias transversais do corpo. As radiografias são convertidas por um computador em cortes tomográficos. A Tomografia Computadorizada constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo.
Com a Tomografia Computadorizada o interior do corpo pode ser analisado com precisão para ser depois examinado.
Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada é um tipo especial de exame radiológico: emprega ampola emissora de raios X que se desloca em torno do paciente; no lado oposto do sistema, detectores contam as radiações que atravessam o corpo. Um programa de reconstrução de imagem permite visualizar as estruturas anatômicas, órgãos e tecidos, normais e patológicos, existentes na região examinada.
Os aparelhos mais modernos deslocam-se em um movimento helicoidal, muito rápido, permitindo acompanhar a evolução de um contraste injetado em um paciente. Desta forma, obtêm-se exames das artérias e da vascularização da região, sem a necessidade de procedimentos mais dolorosos e perigosos, como o cateterismo.
Os modernos programas de reconstrução são capazes de reconhecer e subtrair as imagens provenientes das estruturas vizinhas da região que se quer analisar, o que favorece enormemente a qualidade das imagens e a especificidade do procedimento.
A partir dessas imagens, os médicos radiologistas podem detectar e diagnosticar diversas enfermidades do nosso organismo.
As aplicações da tomografia computadorizada são amplas e diversas, incluindo a avaliação de tumores em diversos órgãos, estudo das patologias degenerativas e