hidrocefalia
Trabalho apresentado como requisito final para obtenção de títulos no Curso Técnico em Enfermagem com a orientação da Dra. Professora Pollyanna Barros.
SOBRADINHO – DF
2014
AGRADECIMENTO
Agradecer primeiramente a Deus, por me iluminar e abençoar minha trajetória. Ao nossos pais, pelo apoio e por tudo que sempre fizeram por nós, pela simplicidade, exemplo, amizade, e carinho, fundamentais na construção dos nossos caráter. Aos nossos irmãos, pelo conhecimento e dicas importantes que contribuíram para a nossa formação profissional.
DEDICATÓRIA
Aos meus pais pelo esforço, dedicação e compreensão, em todos os momentos desta e de outras caminhadas.
EPÍGRAFE
A conquista é um acaso que talvez dependa mais das falhas dos vencidos do que do gênio do vencedor.
RESUMO
A espinha bífida é um defeito do tubo neural que afeta crianças na proporção por mil nascidos vivos. Sua importância reside na forma como ela afeta o bebê hidrocefalia, paralisia flácida do membros inferiores, incontinência urinária e intestinal e retardo psicomotor, entre as mais importante. Não é só a criança que sofre, mas também sua família, antes do nascimento pode encontrar o problema. Para fornecer os cuidados necessários para o bebê e sua família, o enfermeiro deve atender a essa condição, e suas implicações para o único propósito de proporcionar atenção integral às qualidade e profissionalismo.
Palavras-chave: Hidrocefalia; Hidroterapia; necessidades educativas especiais; qualidade de vida.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 09
2 - JUSTIFICATIVA 11
3 - OBJETIVOS 12
3.1 - Objetivo Geral 12
3.2 - Objetivo Especifico 12
4 - METODOLOGIA 13
5 - SUS 14
6 - HISTÓRIA 15
7 - HIDROCEFALIA INFANTIL 16
8 - CLASSIFICAÇÃO 16
9 - EPIDEMIOLOGIA 16
10 - ANATOMIA E FISIOLOGIA 17
10.1 - Cérebro 17
10.2 - O