Monografia Termopar
Aprender a utilizar um termopar (ou par termoelétrico), entender seu funcionamento e, após isso, aplicar os conhecimentos para a medição de temperatura.
2. Introdução Teórica
2.1 Teoria Termoelétrica
Teve início nos anos 1700, quando o físico Thomas Johann Seebeck descobriu que dois materiais condutores aquecidos a temperaturas diferentes produziam um efeito elétrico. Eventualmente, regras são formuladas por cientistas para estabelecer a relação entre calor e eletricidade, assim foram capazes de criar geradores termoelétricos e dispositivos conhecidos como termopares. Os termopares seguem as regras da termoeletricidade para gerar uma carga elétrica através de dois elementos térmicos, os quais possuem propriedades específicas para determinados fins.
A Teoria Termoelétrica trata de como a eletricidade pode surgir pela interação de dois materiais de temperaturas tão distintas. Quanto maior for essa diferença de temperatura, mais fácil e rapidamente o calor é transportado entre os materiais, pois calor é energia e prefere o modo mais fácil para se mover através dos materiais. Se os materiais escolhidos contiverem as propriedades certas, a energia também ganha forma de eletricidade à proporção que transita de um elemento para outro. Essas e demais descobertas no campo da termoeletricidade facilitaram para a criação de geradores e módulos (termopares) baseados nos efeitos termoelétricos (Seebeck, Peltier e Thomson).
Os metais, dentre os mais de 100 elementos químicos existente na natureza, se distinguem através de suas propriedades físico-químicas, as quais são bem características de cada um, apesar de possuírem diferenças físicas entre si.
Estas propriedades intrínsecas de cada tipo de metal são notadas, principalmente, quando os metais se encontram em estado sólido. São elas: boa condutibilidade térmica e excelente condutividade elétrica, elevado poder refletor – o que gera o chamado “brilho metálico” - (estas 3 propriedades são