Monografia Final
CONTRATAÇÃO
LEMOS, Nayara Côrtes.
RESUMO
O presente artigo abordará a questão da boa-fé no momento pré- contratual, o direito a intimidade e à vida privada e os diversos tipos de discriminação no momento da contração . Para isso usará pesquisa bibliográfica e o posicionamento da jurisprudência dos Tribunais Especializados. No mundo capitalista
e globalizado, não existe equilíbrio nas condições que regem o contrato
trabalhista, visto que do seu emprego, depende a sua subsistência e sobrevivência do trabalhador e da sua família.Destarte, o empregado buscando conseguir a vaga almejada acaba anuindo a qualquer imposição por parte do empregador. E este, acaba violando os direitos da dignidade da pessoa humana do obreiro no momento da contratação com o fito de obter uma equipe extremamente competitiva para aniquilar a concorrência e obter liderança no mercado cruel e tão acirrado.Neste contexto, no momento da contratação as partes devem se pautar no princípio da boafé agindo imbuídos na lealdade e honestidade. O empregador durante o processo de seleção de pessoal deverá resguardar os direitos de personalidade e dignidade da pessoa humana, preservando a integridade física , psicológica e moral do trabalhador.A importância deste tema é fundamental para promover o direito a igualdade dos cidadãos ao acesso ao trabalho possibilitando a todos sobreviver por meio do suor do seu trabalho, não excluindo ou discriminando alguém em virtude de peso, estética, religião, raça e ideologia política.
Palavras-Chave:
Discriminação preconceito. Boa fé. Direito à intimidade e à privacidade.
empregado. Direito do Trabalho.
INTRODUÇÃO
No momento da procura de um emprego o empregado deverá se submeter a toda pergunta ou exigência por parte do empregador? È permitido ao trabalhador se negar , omitir, mentir ao responder alguma pergunta que lhe fora feita por aquele?
Na sociedade atual, o empregado não está no mesmo nível que